ENEM 2018 – Dicas para evitar a ansiedade

ansiedade ENEM

Caros leitores e comunidade em geral, a ansiedade dos estudantes nos dias que antecedem o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio tende a aumentar até os dias de prova, 04 e 11 de novembro, 02 domingos respectivamente. Alguns sintomas como alteração do sono e do apetite, falta de concentração e agressividade são sinais que o candidato pode identificar e se recomenda conversar com os pais, professores e se necessário procurar ajuda médica.

Mas há formas de evitar que esses sinais cheguem a um nível prejudicial como:

1-Definir os objetivos com clareza, como tirar uma boa nota no Exame, se classificar para determinado curso, passar em uma faculdade específica, entre outros. Isso fortalece a perseverança e evita a ansiedade;

2- Ser otimista e deixar as frustrações passarem a ser vistas como oportunidade de aprendizado e os acertos serão motivações para continuar seguindo em frente;

3- Exercite a comunicação sempre ouvindo atento as experiências de outros estudantes que estão enfrentando o mesmo momento e busque fazer isso sem julgamento, sem interesse e enxergando valor na troca de histórias. Exercitar a comunicação faz com que ao primeiro sinal de desistência, medo ou ansiedade, a pessoa passe a ser capaz de pedir ajuda;

5- Ser tolerante como um explorador, tentando entender o mundo ao seu redor e buscando compreender cada tema por meio de vários olhares antes de formular uma opinião própria. Esse poder argumentativo é muito bem visto nas redações do ENEM e pode ser exercitado no dia a dia;

A equipe IESI deseja um ótimo desempenho a todos, pois sempre motiva e estimula os estudantes a marcarem presença no exame, para garantirem melhores condições futuras de escolherem a universidade e o curso em que atuarão na vida profissional.

Por Marketing e Eventos

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