Xadrez Educacional da IESI é tema do V Encontro de Educação Matemática na UFSCAR

encontro_de_educacao_matematica

Caros leitores e comunidade em geral, a instituição representada pelo coordenador do Projeto de Xadrez e professor Jonny Modesto, a convite das professoras Sandra Regina Lima e Simone Gouvea, apresentou no V Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e IV Colóquio de Práticas Letradas, realizado entre 30 de Agosto e 01 de Setembro, na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Promovido pelo GEM “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática” da UFSCar, esse evento debateu as preocupações geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental relativas à Matemática.

No breve relato, sobre “O Ensino de Matemática numa Perspectiva Interdisciplinar: usando o Xadrez como ferramenta pedagógica”, o professor Jonny afirma que essa oportunidade é fruto de um intenso trabalho realizado com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I na IESI. E ainda descreve que na busca de melhorias para o desempenho dos estudantes, a instituição permitiu que os estudantes conhecessem uma nova metodologia de ensino, o Xadrez Educacional. E finalmente afirma que no trabalho apresentado, o referencial de apoio e o percurso de uma atividade interdisciplinar contemplou conhecimentos de matemática e geografia e sinalizou que uma reflexão em relação ao ensino de forma diferenciada leva à aprendizagem significativa, além de ter despertado as preocupações e inquietações inerentes as metodologias utilizadas nas escolas para o ensino da matemática.

A IESI parabeniza os educadores envolvidos nessa jornada de conhecimento e tem ciência que a busca pelo conhecimento é sempre a abertura de uma porta que nos levará a grandes viagens no futuro.

Por Marketing e Eventos

Notícias

Menu Title